Um guia de 3 etapas para sair da hipnose diária e alcançar seus objetivos consistentemente

Você já se deparou com o provérbio oriental que diz: “Homens fortes criam tempos fáceis, e tempos fáceis geram homens fracos”? É um lembrete de como nossas ações moldam o mundo ao nosso redor, criando um ciclo de fortalecimento e enfraquecimento.

Na última década, testemunhamos uma era de desafios, alimentada por escolhas que, em vez de fortalecer, resultaram em uma sociedade cada vez mais frágil. Uma sociedade cheia de bundões. A busca por melhorias muitas vezes se perde em superficialidades, imediatismo, apostas e ideias simplistas sobre o sucesso financeiro, por exemplo, deixando mesmo aqueles aparentemente prósperos enfrentando dificuldades.

É como se tivéssemos esquecido a base sólida necessária para prosperar. Substituímos os fundamentos essenciais por ideias vazias, adotando a falácia do merecimento e da meritocracia. Esquecemos a solidez, a firmeza e a congruência, elementos cruciais para construir homens e mulheres verdadeiramente fortes.

A construção de impérios sólidos não acontece com promessas vazias; requer ações inabaláveis e decisões firmes. É hora de reativar a firmeza que nos trouxe até aqui, deixando para trás toda baboseira da motivação superficial.

Antes de nos tornarmos emocionalmente inteligentes, antes de estabelecer conexões poderosas e adotar hábitos produtivos, devemos escolher ativar nossa firmeza e solidez de maneira prática. Estas são as bases duradouras para o sucesso. Estas são a base de pessoas realmente estruturadas.

Em um mundo onde muitos se perdem em vitimismo, este é o momento para os verdadeiramente fortes se destacarem. Por isso, aqui vai 3 etapas essenciais, vindas diretamente do livro “Não Esmoreça e Fique Sempre Firme”, escrito pelo fundador da Sou Triunfo, Chico Montenegro.

Certa vez ouvi uma frase que dizia: “A cabeça fica acima do coração para que suas decisões sejam pensadas e realizadas com estratégias e não por impulso emocional.”

Os firmes decidem e constroem suas ações diárias, um passo de cada vez, estrategicamente. Não existe o amanhã, apenas as ações do hoje, bem realizadas e com intenção. 

Ser “intencional” é sobre agir racionalmente e decidir por conta própria, sem depender da sorte ou de milagres. As pessoas que são produtivas, consistentes e firmes conseguem resultados na vida porque são intencionais. 

Pessoas firmes em suas escolhas buscam e constroem um processo lógico para decidirem onde irão focar sua energia e seu tempo. 

Se você quer usar bem seu foco, entenda primeiro o que é intenção, antes de usar sua atenção.

  • Intenção é o motivo, a visão e a direção;
  • Atenção é o foco, as escolhas das ações;

Daqui para frente faça tudo com intenção, nada mais pode ou dever ser aleatório. Você não nasceu em berço de ouro, não pode desperdiçar tempo, recursos ou sanidade.  

Então, escolha a direção e ande. Não empregue seu tempo em ações ou caminhos que não irão te levar a alcançar o que você quer. A certeza, não existe, é 50% de cada lado. Ainda assim… escolha e ande. Menos coração, mais intenção, lembre-se disso.

A maioria das pessoas se diz persistente e determinada. Mentira, não são. Em 90% dos casos, elas são apenas insistentes. Eu, sinceramente, prefiro que você desista de algumas ideias, projetos e até relacionamentos, ao invés de insistir. Isso pode parecer absurdo, né?!

Os insistentes adoram bate na mesma tecla. Todo mundo tem um amigo ou amiga que está num relacionamento de merda, mas continua insistindo na relação. Todo mundo conhece alguém que detesta o trabalho, mas continua na mesma posição. 

Essas pessoas têm uma coisa em comum: elas acreditam que, em algum momento, tudo dará certo e as coisas vão se ajeitar. São aqueles que insistem em dar murro em ponta de faca. Dia após dia, só vão se lascar ainda mais e acumular remorso.

Já os persistentes mudam de rota, são determinados. 

Aliás, se você separar a palavra “determinado”, vai ver que ela significa alguém que determina algo, que aponta para um novo caminho, uma nova rota. 

Um persistente percebe rápido que o caminho escolhido não está certo, que não vai levá-lo ao objetivo. Então, sem nenhum constrangimento, eles mudam de caminho. 

Largue o osso, pare de insistir em coisas, pessoas, ações, projetos e ideias que só trazem remorso e frustração. Escolha novos caminhos para alcançar seus sonhos, determine quais serão esses caminhos e… fique firme!

Acho engraçado observar os gurus motivacionais gritando aquelas frases impactantes: “Desistir não é uma opção” ou então “Desistir não está no meu vocabulário”.

Preste atenção: quando você está se esforçando mais do que está obtendo resultados, é hora de desistir. O esforço é a energia que você coloca em algo, e se os resultados não “valem a pena”, ou seja, se o esforço não compensa, é hora de parar.

Todos nós, em algum momento, queremos desistir. Muitas pessoas querem desistir de suas carreiras, de relacionamentos, de projetos iniciados, de amizades, de compromissos sem sentido. 

Qual é o problema em desistir? Nenhum. Mas o problema está na maneira como fomos ensinados a encarar a desistência, resumido em uma pequena frase: “Quem desiste é fraco”. Será mesmo?

Esse é o problema. Ainda acreditamos nisso até hoje. Entenda, desistir é uma opção quando precisamos deixar de lado os projetos de vida que não estão agregando nada. 

Não faz sentido algum continuar investindo energia, tempo, esforço, dinheiro e sanidade em algo que nos traz pouco ou nenhum retorno. Se você precisa de permissão para se libertar dessa ideia absurda sobre desistência, aqui está: você tem total autorização. Siga em frente e aprenda a desistir.

Pessoas firmes estão desistindo o tempo todo.

Edy

Edy

O que achou deste conteúdo?

Receba de graça no seu email e Whatsapp conteúdos exclusivos para se tornar uma pessoa que vai chegar no topo!

Envios toda terça, quinta e domingo às 10h.